Ciência

Eclipse solar total é assistido por milhares nos Estados Unidos; vídeo

Múltipla exposição cria efeito de um anel de diamante no eclipse (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

A Lua encobriu o Sol na tarde desta segunda-feira (21) nos Estados Unidos, durante o primeiro eclipse solar total visto de costa a costa no país em 99 anos. O fenômeno também pôde ser visto, parcialmente, em 15 Estados brasileiros.

O acontecimento nos Estados Unidos demorou uma hora e meia para percorrer o céu desde a costa do Pacífico, onde começou às 10h15 (horário local, 14h15 de Brasília), até a do Atlântico, onde acabou por volta das 14h45 (horário local, 15h45 de Brasília).

No Brasil, o fenômeno começou por volta das 16h e terminou às 18h (horário de Brasília), mas só pôde ser melhor observado nas regiões Norte e Nordeste do país.

Levando em consideração apenas as capitais brasileiras, as melhores vistas foram em Natal, Boa Vista, Belém, São Luís, Fortaleza e Macapá. Nestes lugares, o céu ficou entre 36% e 40% mais escuro durante alguns minutos da tarde de hoje.

Fenômeno visto do espaço

Das alturas

O que é o eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua, na fase Nova, passa em frente ao Sol, projetando uma sombra sobre a Terra. Nos locais onde esta sombra é projetada, o eclipse solar é total, ou seja, o Sol fica totalmente encoberto pela Lua.

Além desta sombra, a Lua projeta na Terra, também, uma penumbra, que é o que os brasileiros observaram nesta segunda-feira –nos locais onde é a penumbra que se projeta, os observadores veem apenas uma parte do Sol encoberto pela Lua, sendo o eclipse parcial.

Além do eclipse total e parcial, que ocorrem simultaneamente, mas em locais distintos, existe ainda o eclipse anular. Este fenômeno ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol, mas por não estar no ponto mais distante de sua órbita, acaba por não tapar completamente o Sol, deixando apenas um ‘anel’ de luz visível. Por fim, há ainda o eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros.

Neste ano, os brasileiros já puderam observar um eclipse anular, em 26 de fevereiro –o próximo será em 2023. Já um eclipse solar total só poderá ser visto no país em 2045. Com informação do Uol.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Redes Sociais

/ Free WordPress Plugins and WordPress Themes by Silicon Themes. Join us right now!