Ciência

Mais um elemento necessário para vida é descoberto em lua de Saturno

Reprodução/NASA

Cientistas descobriram que uma das luas de Saturno, a Enceladus, tem moléculas complexas, que só haviam sido encontradas na Terra e em alguns meteoritos. A descoberta foi baseada na análise de dados adquiridos pela sonda Cassini, que se desintegrou em 2017.

De acordo com o G1, os pesquisadores acreditam que estas moléculas tenham sido formadas por reações entre a água e rochas mornas em um oceano subterrâneo do satélite satural. No entanto, ainda é cedo para dizer que isto seja um sinal de existência de vida.

“Elas (moléculas) são precursoras necessárias para a vida”, explica o autor do estudo, Frank Postberg. Mas “até o momento não sabemos se esses organismos são irrelevantes biologicamente ou se são sinais de vida ou de química prebiótica”, completa.

A reportagem lembra que é preciso haver água líquida, energia, matéria orgânica (compostos de carbono) e os elementos hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre para que exista vida. Tirando o fósforo e o enxofre, todos os outros elementos foram encontrados em Enceladus.

Segundo Postberg, o próximo passo lógico “é voltar em breve à Enceladus para descobrir se há vida extraterrestre ali.”

  • 2
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  

Redes Sociais

/ Free WordPress Plugins and WordPress Themes by Silicon Themes. Join us right now!

Taxa de Câmbio

Fique atualizado

Receba nossas novidades no seu e-mail
Seja o primeiro a receber nossas novidades